Analise do Período Seco - Programa de Controlo de Mastites (2ª fase)
A Análise do Período Secagem é um ponto do menu Contraste Leiteiro-> submenu Alertas, para apoio aos médicos veterinarios que trabalham em Programas de Controlo de Mastites nas explorações.

Esta tabela que é exportavel permite comparar valores do ultimo contraste antes da secagem com o primeiro contraste pós parto da lactação seguinte.

IOFC - Income Over Feed Cost
É um indicador do menú Inicio, que permite medir a rentabilidade da produção de leite que é muito influenciada pelo custo da alimentação da vaca leiteira. Num trabalho recente realizado em Portugal, Sottomayor et al. (2012) confirmam que a alimentação da vaca leiteira é o fator de produção que mais influencia o custo do leite produzido.Possui um valor específico para cada exploração na medida em que depende do preço do leite pago ao produtor e do custo da alimentação das vacas em produção.

O IOFC aumenta quando o preço que o produtor recebe pela venda do leite produzido na exploração aumenta e/ou quando o preço que o produtor tem que pagar pela alimentação das vacas leiteiras baixa. Para qualquer duvida deverá contactar a sua estrutura regional.